Agricultura

Nova variante do coronavírus não deve afetar preços e demandas do petróleo

Segundo Heitor Paiva, analista de mercado da HedgePoint, variante Ômicron do coronavírus não deve prejudicar a demanda do petróleo

Os preços do petróleo no mercado internacional sofreram bastante oscilação após companhias áreas cancelarem milhares de voos durante o período do Natal, movimento que teve como principal razão o avanço de contaminações pela variante Ômicron do coronavírus.

Com isso, o preço do barril de petróleo subiu para aproximadamente US$ 80.

Para entender se este cenário poderá impactar a economia, o jornal Mercado & Companhia entrevistou Heitor Paiva, analista de mercado da HedgePoint. “O petróleo é a commodity das commodities, então você não consegue pensar na economia sem pensar no petróleo”, disse, explicando que o petróleo é usado para produção de combustível e eletricidade.

Conforme o especialista, o petróleo tem relação com várias atividades econômicas, o que faz preços muito elevados causarem inflação e prejudicar o comércio.

Porém, Paiva projeta que o surgimento da variante Ômicron não terá impactos significantes no mercado, uma vez que governos não têm restringido a circulação de pessoas, algo que permite maior movimentação no mercado e manutenção das demandas.

Mas, segundo ele, a imposição de metas ambientais agressivas por parte de instituições financeiras têm feito com que seja cortado o financiamento de crédito para o produtor de petróleo e gás natural. A geração de taxas também tem sido uma preocupação.

De acordo com o analista, esta situação pode gerar um déficit significativo de petróleo, que deve manter seu preço no próximo trimestre. Caso haja alguma alta nos preços, Paiva aponta que os preços deverão ser repassados ao produtor rural e ao consumidor final.