Agricultura

Nuvem de gafanhoto e produtor que perdeu R$ 1 milhão em incêndio; veja as mais lidas

Saiba tudo sobre a ameaça dos insetos que estão na Argentina e as demais notícias mais acessadas durante a semana

A semana foi marcada por um alerta internacional provocado pela movimentação de uma imensa nuvem de gafanhotos que saiu do Paraguai, passou pela Argentina e esteve perto da fronteira do Brasil. Os animais, que podem devorar lavouras inteiras, adotam esse comportamento de movimentação em grupo em algumas ocasiões e preocupam produtores rurais.

Além disso, entre as notícias mais lidas está a história de um produtor que teve um prejuízo milionário por causa de um incêndio na fazenda provocado por uma colheitadeira e histórias envolvendo fertilizantes adulterados. Confira o nosso TOP 5:

5º – Saiba como identificar se o fertilizante entregue na fazenda foi adulterado

Fertilizantes, fertilizante
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Com adoção de medidas simples e preventivas, agricultores podem evitar prejuízos causados pelo uso de adubos irregulares. Leia a notícia completa!

4º – Veja como fazer uma enxada química para controle de plantas invasoras

enxada química embrapa
Enxada química. Foto: Manuela Bergamim de Oliveira/Embrapa

A aplicação de herbicidas por contato acaba sendo uma alternativa mais eficiente do que a pulverização, evitando a morte de forrageiras por acidente. Leia mais!

3º – Quase 25% dos fertilizantes analisados pela Aprosoja-MT são reprovados

fertilizantes insumo NPK
Foto: Daniel Popov

A Etapa Milho do Circuito Tecnológico, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), coletou 300 amostras de fertilizantes. Dessas, quase 25% (74 amostras) foram reprovadas, por apresentarem pelo menos um elemento de macro e micro nutrientes fora do mínimo tolerado. Veja a reportagem completa!

 

2º – Incêndio causa prejuízo de R$ 1 milhão e produtor desabafa: ‘Vou abandonar a atividade’

Rodrigo Noro conta que estava trabalhando com a colheitadeira juntamente seu filho quando as mangueiras pegaram fogo. Logo as chamas se alastraram, tomando conta dos pneus e do tanque de combustível da máquina. “Só consegui pegar meu filho e saí correndo de perto da máquina. Quando olhei para trás, vi as labaredas de fogo engolirem de forma voraz toda a colheitadeira, um cena triste”, lamentou. Veja a história completa!

1º – Nuvens de gafanhotos destrói lavoura de milho na Argentina e pode chegar ao Brasil

Gafanhoto na Argentina
Foto: Governo de Córdoba

O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Nesta segunda-feira, 22, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa ‘perigo’. Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.

Ainda na segunda, o governo de Córdoba, outra província argentina, também alertou para a passagem dos gafanhotos na região.

A preocupação chegou até o Brasil, já que o monitoramento indicava uma aproximação dos insetos em direção ao sul do Rio Grande do Sul. Releia as principais notícias sobre esse evento inusitado: