Agricultura

Obras na BR-163 não devem acabar antes de 2019

Presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura estima que ainda vão restar 40 quilômetros de trecho sem asfalto

Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

O presidente da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura, Edeon Vaz, afirmou que a BR-163 deve ficar próxima de ser concluída a partir de 2019, quando vão restar apenas 40 quilômetros de trecho sem asfalto. Atualmente, duas frentes de obras estão em andamento: a primeira, de responsabilidade do exército, com 58 quilômetros e outra, com 37 quilômetros, da iniciativa privada. Ambas se localizam no sul do Pará. A expectativa é que 50 quilômetros sejam concluídos ainda este ano.

A partir do próximo dia 27, uma comitiva liderada pela diretoria de infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve visitar as obras. O representante diz que a prioridade deve ser a pavimentação em trechos mais acidentados, nas serras onde o solo predominante é do tipo silte, que é mais arenoso, onde os caminhões costumam atolar.

A BR-163 é um dos mais importantes corredores de escoamento da produção agropecuária, principalmente de Mato Grosso, líder nacional na produção de commodities como soja e milho. Pela rota, a carga acessa o terminal portuário de Santarém (PA), para exportação.