Agricultura

Plano Safra será lançado em maio, diz Lula

Presidente deu a informação em pronunciamento nesta segunda-feira para celebrar os primeiros 100 dias de seu governo

Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), para marcar os 100 primeiros dias de seu governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Plano Safra do ciclo 2023/24 será lançado no próximo mês.

“Lançaremos em maio o Plano Safra do agronegócio. Queremos aumentar a produtividade no campo e criar mecanismo que garanta a sua sustentabilidade sócio-ambiental neste país”, disse Lula.

“O Brasil voltará a ser referência mundial de sustentabilidade, e enfrentamento das mudanças climáticas e cumprirá as metas de redução de carbono e o desmatamento zero”, completou.

Ele lembrou que o Brasil tem um compromisso até 2030 de chegar ao desmatamento zero na Amazônia. “Eu sei que não é uma tarefa fácil, até porque a Marina [Silva, ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas] está numa fase de montar o que foi desmontado [no governo anterior], desde contratar gente a equipamento para que a gente possa voltar a ter um padrão de fiscalização que a gente tinha dez anos atrás”.

Elogio ao ministro da Agricultura

Em seu pronunciamento, o presidente elogiou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Eu poderia pegar como exemplo de otimismo o nosso ministro da Agricultura [Carlos Fávaro]. Pense num cidadão otimista. Perto de mim, ele bate de 10 a 0. Ele foi para China agora e acha que vai triplicar a produção agrícola para vender para a China. Cada lugar que ele passa, ele habilita um novo frigorífico. Ele nem sabe se o Brasil tem tudo para exportar o que os países quererem comprar”, disse Lula.

“Eu já tive vários ministros da Agricultura, mas otimista com você… Até o [Fernando] Haddad está otimista com você. Eu sei que você foi falar sobre dinheiro com o Haddad e ele disse ‘Nossa, que boa proposta’. Mas é assim que precisamos ser”.

Fávaro e o Plano Safra

Na semana passada, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu a criação de linhas de crédito rural em dólar pelo Plano Safra para produtores de médio a grande porte. Dessa forma, eles poderiam ser atendidos com juros menores e deixar espaço para que mais subsídios sejam destinados aos pequenos agricultores.

Fávaro disse que a demanda será levada por Lula ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pedindo uma atenção maior na formulação do próximo plano que entrará em vigor em julho.

Fávaro destacou que a captação de recursos dolarizados minimiza o risco da operação, pois a variação cambial é zero e o juro internacional é mais barato.

A medida abriria espaço fiscal para a equalização de taxas de juros para produtores menores serem atendidos pela linha Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A busca por estratégias para definir o próximo Plano Safra ocorre em momento de esgotamento de recursos do programa vigente e suspensão de linhas de crédito rural pelo BNDES.

 

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.