Agricultura

Plantio de milho avança nos Estados Unidos; avaliação do trigo melhora

Produtores semearam 72% da área total prevista de milho até o último domingo (22); avanço de 23 pontos porcentuais ante a semana anterior

O plantio de milho nos Estados Unidos avançou rapidamente na semana passada mas continua um pouco atrasado, de acordo com dados do Departamento de Agricultura do país (USDA), em seu relatório semanal de acompanhamento de safra.

Produtores semearam 72% da área total de milho prevista até o último domingo (22), um avanço de 23 pontos porcentuais ante a semana anterior.

clima, plantio de milho, zoneamento agrícola, segunda safra, previsão do tempo, safra americana, chuva
Foto: Pixabay

Os trabalhos de campo, no entanto, ainda estão atrasados na comparação com um ano antes (89%) e com a média dos cinco anos anteriores (79%).

O USDA disse também que 39% da safra tinha emergido, ante 61% na época correspondente do ano passado e 51% na média de cinco anos.

Soja e trigo

Já o plantio de soja estava 50% concluído, ante 73% um ano antes e 55% na média de cinco anos. Segundo o USDA, 21% da safra tinha emergido, em comparação a 38% um ano antes e 26% na média.

O USDA informou que 28% da safra de trigo de inverno do país apresentava condição boa ou excelente até o último domingo, uma melhora de 1 ponto porcentual ante a semana anterior.

Na data correspondente de 2021, essa parcela era de 47%. O USDA disse também que 63% da safra tinha perfilhado, em comparação a 65% um ano antes e na média dos cinco anos anteriores.

Quanto ao trigo de primavera, o USDA informou que o plantio estava 49% concluído até o último domingo, ante 93% na época correspondente do ano passado e 83% na média de cinco anos.

Além disso, 29% da safra tinha emergido, ante 63% um ano antes e 50% na média.

O relatório mostrou também que produtores de algodão tinham semeado 54% da área total prevista até o último domingo, em comparação a 47% na data correspondente do ano passado e 51% na média dos cinco anos anteriores.