Agricultura

Polícia Civil prende líder de associação criminosa envolvida em roubo de cargas

A prisão é fruto de uma investigação realizada desde março, quando um grupo de nove pessoas envolvidas com roubos de caminhões foram presas

Foto: Polícia Civil MT/divulgação

A Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso, prendeu nesta segunda-feira, 10, um homem investigado por liderar uma associação criminosa envolvida com roubos, furtos e adulteração de cargas de grãos na região sul do estado. A prisão é fruto de uma investigação realizada desde o mês de março, quando o departamento desarticulou um grupo criminoso e prendeu nove pessoas envolvidas com roubos de caminhões, receptação e adulteração das cargas roubadas.

Na ação, os policiais civis cumpriram ainda três mandados de busca e apreensão autorizados pelo juízo da 3ª Vara Criminal de Rondonópolis. Em dois endereços distintos na cidade, a equipe apreendeu veículos de luxo, arma de fogo, uma grande quantidade de joias, aparelhos celulares, entre outros objetos.

Foto: Polícia Civil MT/Divulgação

Investigação 

Durante a ação realizada no dia 25 de março, os policiais civis recuperaram uma carga de soja recém-roubada e apreenderam um caminhão, duas máquinas pá-carregadeiras e objetos destinados à adulteração do produto.

A Polícia Civil chegou aos suspeitos após receber informação sobre um caminhão trator com reboque e semirreboque que foi localizado, porém, sem nenhuma carga. Com base nos registros de ocorrências de roubos de cargas, os policiais conseguiram identificar um galpão, no Distrito Industrial de Rondonópolis onde os suspeitos foram encontrados junto com a carga de soja roubada.

Foto: Polícia Civil MT/Divulgação

“Quando a equipe policial chegou ao galpão, a soja estava passando pelo processo de transbordo, o que caracteriza a adulteração. Durante as investigações, apuramos a identificação de todos os envolvidos e a atuação de cada membro do grupo, desde aqueles que realizavam o roubo da carga, transporte, descarregamento, entre outras fases, até a última etapa, que era a adulteração do grão”, informou a pasta em nota oficial.

Além disso, a Polícia Civil informou que a associação criminosa possuía um forte esquema montado, contando com contabilidade, transferências e recrutamento de motoristas e ajudantes.