Agricultura

Porto de Santos: estivadores cancelam assembleia sobre paralisação

O presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Nei da Estiva, não informou o motivo do cancelamento; trabalhadores seguem as atividades

Porto de Santos, exportação, importação
Foto: Prefeitura de Santos

O Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão decidiu cancelar a assembleia que seria realizada na manhã desta segunda-feira, 23, sobre a possível paralisação das atividades dos profissionais em meio ao surto do coronavírus. Na sexta, 20, um encontro entre as lideranças dos trabalhadores portuários terminou sem acordo.

Autoridades trabalhistas ligadas ao Ministério Público do Trabalho e à Procuradoria Regional do Trabalho no Município de Santos (SP) editaram e publicaram no domingo, 22, notificação recomendando ao Sindicato dos Trabalhadores de Santos não realizar a assembleia que deliberaria sobre o ato de greve da categoria. A recomendação era que o sindicato fizesse o encontro pela internet.

O presidente do sindicato, Nei da Estiva, não informou o motivo do cancelamento e afirmou que a decisão não será realizada através da internet. Segundo ele, os trabalhadores srealizam as atividades normais nesta segunda-feira.

Na semana passada, o sindicato elaborou um documento solicitando a paralisação total das operações no Porto de Santos, no estado de São Paulo, pelo período instituído de quarentena pelos órgãos do governo federal, estadual e municipal. No material, endereçado ao secretário nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Luiz Otávio Campos, a entidade pede a suspensão das atividades.