Agricultura

'Com oscilações de preços, produtor precisa ser pragmático nas vendas'

O comentarista Miguel Daoud, diz que as oscilações de preços mexem com a expectativa do produtor dentro do mercado de grãos

No pregão desta quarta-feira, 30, as cotações internacionais tiveram uma das maiores altas diárias dos últimos anos. O indicador do milho do Cepea, teve variação de 2,79% na cotação em relação ao dia anterior e passou de R$ 87,14 para R$ 89,57 por saca. No acumulado do ano, o indicador teve uma alta de 13,88%.

O relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), trouxe estoques e área plantada de milho em números abaixo do que o mercado projetava e elevou apenas a metade a área prevista para o aumento das lavouras de milho.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, as projeções e os relatórios ajudam o produtor a entender o movimento de mercado das commodities. “Em duas semanas nada mudou na oferta e demanda da soja, o que muda são as expectativas do mercado em relação à produção e estoque. Essas expectativas são utilizadas pelos investidores, pois a negociação da soja no mercado futuro ela chega atingir vinte vezes mais o que é produzido”, pondera.

Sobre as oscilações de preços das commodities no mercado, Daoud aconselha o produtor a ser pragmático e agir de acordo com suas condições financeiras. “A questão do preço está ligada ao planejamento do produtor quando ele tem conhecimento do seu custo de produção e o valor de venda. Essas oscilações mexem com a expectativa do produtor. Para lidar com isso é necessário ser pragmático e agir de acordo com o bolso e as possibilidades, pois cada produtor tem sua capacidade financeira e entender essa oscilação”, explica o comentarista.