Agricultura

Prioridade será garantir alimentos à população, diz Paulo Teixeira

O futuro ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi entrevistado nesta sexta-feira, pelo Canal Rural

O futuro ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta sexta-feira (30), em entrevista ao Canal Rural, que a prioridade da pasta será garantir alimentos à população.

Deputado Federal do PT de São Paulo, Teixeira foi anunciado pelo presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como futuro chefe da pasta.

“A nossa esperança é que consigamos viabilizar um grande recurso para o Plano Safra em 2023, para estimular, fortalecer a agricultura que vai produzir alimentos para o país”, diz.

Segundo Teixeira, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é fundamental.

“Nós estamos recebendo um Orçamento do Congresso Nacional, e vamos ver o que é possível fazer. Mas acredito que o PAA terá um grande reforço. Uma das prioridades do presidente Lula é que ninguém passe fome. E o PAA é um dos instrumentos que isso aconteça. Por isso, acho que o programa deve ser fortalecido”, explica.

O futuro ministro disse que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) será debatido e melhorado.

“Algumas regiões recebem mais e outras menos. Precisamos revisitar o Pronaf para evitar essas distorções na distribuição de tíquetes”, afirma.

Segundo Teixeira,  no governo Lula, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará vinculada ao MDA.

“A Conab vai voltar a fazer estoques reguladores e garantir a compra de produtores. Além disso, existem várias entidades e órgãos públicos que compram alimentos da agricultura familiar. Com isso, esse conjunto de incentivo para compras públicas vai ajudar a organizar a produção”, explica.