Agricultura

Produtora de 84 anos impressiona vizinhos ao cuidar de fazenda sozinha

Mesmo já produzindo frutas, grãos e outros, dona Julieta resolveu empreender e agora trabalha na criação e comercialização de peixes

Dona Julieta e a técnica Janaína ao lado do tanque de criação de peixes
Foto: Emater-MG

Aos 84 anos de idade, a produtora Julieta Moreira impressiona cuidando do sítio Santa Edwiges, na região Central de Minas Gerais. Dentro dos 4 hectares da propriedade, Julieta produz frutas, mandiocas, amendoim, hortaliças, milho, feijão, além de pequenas criações de galinhas e porcos. E mesmo com todas essas responsabilidades, dona Julieta arranjou uma nova paixão: a criação de peixes.

A Emater-MG em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), desenvolveu um projeto para construir um tanque no sítio. Escavaram um tanque de 15 x 4 metros, com 1,2 metro de profundidade e que pode ser abastecido com água da chuva do lado da casa da produtora.

Com o tanque pronto, Julieta escolheu a tilápia para criar, já que é fácil de cuidar e não dão muitas despesas. Na primeira produção retirada esse ano, ela comprou 300 alevinos. “Deu muito certo. Foi uma fartura. E resolvi colocar mais peixe agora”, comemora.

Dona Julieta e a técnica Janaína ao lado do tanque de criação de peixes
Foto: Emater-MG

Dona Julieta conta também que a primeira produção de peixes foi doada para parentes e conhecidos, mas que se houver excedente, pensa em arriscar na comercialização. “A família é grande e tenho muitos amigos, mas, se sobrar, a gente vende também”, afirma.

“Tudo o que ela põe a mão para fazer dá certo. Ela é muito esforçada, voltada para a agricultura e a pecuária. E sempre procura ouvir as recomendações que passamos para ela”, conta a técnica da Emater-MG de Cachoeira da Prata, Janaina Marçal Caxeado Pardinho.