Agricultura

Qualidade de sementes e tecnologia das plantadeiras são explicadas em programa

Programa ilustra exemplos positivos de sojicultores que estão atingindo altas produtividades

De Norte a Sul do país, o ritmo de plantio da soja na safra 2022/23 segue acelerado. Mato Grosso continua o líder em produção e, ao que tudo indica, o Paraná ficará em segundo lugar, com Rio Grande do Sul muito próximo em volume.

Na busca pelos melhores resultados, o consultor técnico Carlos Henrique Goergen acredita que três elementos são necessários ao sucesso da lavoura: solo bem estruturado e nutrido, de preferência com rotação de culturas e coberto de palha; máquinas com distribuição uniforme de semente; e a própria semente, que precisa deixar de ser considerada um custo de produção e passar a ser encarada como um investimento.

“A semente é o ativo de maior valor que o produtor tem em sua produção, então tem de ser vista com outros olhos. Ela precisa ser pura, sem interferência de cultivares de ciclo diferente […]”, detalha. Segundo ele, o insumo também precisa ter qualidade fisiológica, sem danos de pragas ou problemas semelhantes.

O programa também aborda a tecnologia embarcada nas plantadeiras, como os sensores que computam dados agronômicos, como velocidade de semeadura, mapa de produtividade e elevação da lavoura. Assim, as máquinas conseguem seguir determinados roteiros para que o produtor tenha a máxima eficiência nos trabalhos em campo. E tudo isso pode ser acompanhado com um aplicativo de celular.

Atenção à semente pós-safra de estiagem

plantio de soja
Plantio de sementes de soja. Foto: Reprodução Canal Rural

Neste episódio, também foi contada a história da agricultora e consultora técnica Silmara Baruffi. Ela destaca que o planejamento da atual temporada envolveu muito detalhamento por conta dos reflexos do ciclo passado, onde a estiagem prevaleceu.

“Então aumentamos o número de cultivares com diferentes ciclos e, além dessa questão usada para reduzir os riscos com a seca, também adotamos uma nova tecnologia. […] são materiais que entendemos serem bem adequados para a nossa região”, afirma.

Já de acordo com o pesquisador da Embrapa, José de Barros França Neto, lavouras iniciadas com sementes de alto vigor têm potencial de 10% a 15% a mais do que uma de vigor médio ou baixo.

O programa O Brasil da Semente de Soja é uma realização da Associação Brasileira de Sementes de Soja (Abrass) e do Canal Rural.