AFAGO

‘Queremos que o agronegócio continue crescendo’, diz Lula em evento na Fiesp

Presidente lamentou que muitos ainda não se deram conta da tecnologia que há “num grão de soja, quanto de investimento tecnológico tem num frango ou num boi”

Em discurso realizado em evento na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) que celebrava o Dia da Indústria, nesta quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que deseja o crescimento do agronegócio, e não apenas do segmento industrial.

“Tem gente que fala em crescimento de política industrial, de crescimento industrial, mas relega a um lugar muito secundário o agronegócio, a exportação de commodities. É importante saber que a gente quer que a indústria brasileira cresça, mas a gente (também) quer que a nossa exportação de commodities continue crescendo, a gente quer que o nosso agronegócio continue crescendo”, disse Lula.

O presidente disse ainda que o país precisa elevar cada vez as exportações de grãos e de carne, “das coisas que sabemos produzir”.

“E isso não atrapalha a indústria. Até porque, para o agronegócio ser mais produtivo, ser mais competitivo, vai ter que comprar mais máquinas, vai ter que ter mais acesso a ciência e tecnologia”.

Lula também frisou o avanço tecnológico do setor agropecuário. “Às vezes, eu vejo as pessoas olharem com certo desprezo a questão da agricultura, do agronegócio, sem levar em conta quanta tecnologia tem num grão de soja, quanto de investimento genético tem num frango, ou tem num boi, que antigamente demorava 48 meses para matar e hoje se mata com 15 meses”.

Ele também disse que é preciso dar garantias aos exportadores do Brasil para que nosso mercado continue enviando produtos para a Argentina.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.