Agricultura

Guarda Costeira dos EUA libera tráfego no rio Mississippi para navios e barcaças

De acordo com autoridades locais, suspensão do tráfego por baixo da ponte no rio Mississipi prejudica a agricultura dos Estados Unidos

O fechamento de uma ponte no rio Mississippi, na divisa dos estados americanos do Tennessee e Arkansas, provocou uma forte queda nos contratos futuros da soja e do milho negociados na Bolsa de Chicago, nesta quinta-feira, 13. Durante a noite, o mercado tentou se recuperar, para começar o pregão desta sexta-feira em alta.

Na manhã desta sexta-feira, 52 navios e 901 barcaças estavam na fila, de acordo com o escritório do 8º distrito da Guarda Costeira dos EUA. O Departamento de Transporte do Tennessee (TDOT), em conjunto com a Guarda Costeira dos Estados Unidos, conduziu uma inspeção na viga rachada na ponte.

Após verificação de segurança, o tráfego por baixo da ponte foi autorizado nesta sexta-feira, por volta das 11h do horário de Brasília – ou 9h no horário local.

Rachadura ponte do rio Mississipi
Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos

O caso

Na terça-feira, um inspetor de ponte descobriu uma “rachadura significativa” que fechou indefinidamente a ponte Hernando de Soto, que liga Memphis, no Tennessee, a West Memphis, em Arkansas.

“A rachadura – localizada em uma viga essencial para a integridade estrutural da ponte – foi identificada durante uma inspeção de rotina que ocorre a cada dois anos”, afirmou Mike Steenhoek, diretor-executivo da Coalizão de Transporte de Soja, por e-mail.

Além da suspensão do tráfego de veículos na ponte, o fechamento resultou em uma suspensão temporária do tráfego de barcaças que passam por baixo dela, diz Steenhoek.

“Qualquer suspensão do tráfego – mesmo temporariamente – no rio Mississippi é muito indesejável para a agricultura dos EUA. Quase todas as barcaças carregadas com soja, milho ou outras commodities agrícolas ao longo do Alto Mississippi e de rios dos estados de Ohio, Illinois e Missouri têm como destino as instalações de exportação do Golfo do México, perto de Nova Orleans e, portanto, devem passar por baixo da ponte”, afirmou Steenhoek .

Rachadura ponte do rio Mississippi
Foto: Guarda Costeira dos Estados Unidos

Interrupção no Mississippi afeta mercados

Na quinta-feira, os mercados agrícolas da Bolsa de Chicago caíram drasticamente. No fechamento, os preços da soja despencaram US$ 0,58 por bushel e o milho atingiu seu limite diário de US$ 0,40 por bushel.

P.J. Quaid, corretor independente, diz que o mercado está reagindo negativamente às notícias do problema da ponte do rio Mississippi, que reduziu o tráfego de barcaças.

“A rachadura na ponte transformou o movimento de grãos em um pesadelo logístico. Ele realmente jogou um balde de água fria no mercado e há vencimentos mais longos caindo”, diz Quaid. “O governo não está dando uma orientação clara”, acrescenta.

Cadeia de abastecimento 

O diretor-executivo da Coalizão de Transporte de Soja acrescenta que é importante considerar o fechamento da ponte e a suspensão resultante do tráfego no contexto mais amplo de uma cadeia de suprimentos nacional e global, que atualmente está sob tremendo estresse.

“A mudança sísmica nos gastos do consumidor nos últimos 12 a 15 meses de serviços (restaurantes, viagens, entretenimento, etc.) para bens impôs uma demanda histórica na manufatura e produção e na cadeia de abastecimento que os acomoda. Cada elo (portos, ferrovias, caminhões, transporte marítimo, etc.) na cadeia de abastecimento está sob estresse. Quando um elo da cadeia de abastecimento – barcaça, neste caso – passa por uma paralisação ou atraso dentro do contexto de rede de transporte excessivamente estressada, os desafios podem facilmente se agravar, piorando a situação ”.

Steenhoek acredita que o incidente desta semana confirma o número de pontes estruturalmente deficientes na zona rural dos EUA.

*Successful Farming