Agricultura

Rio Grande do Sul deve produzir a maior safra de trigo da história

Em Santa Catarina, a estimativa é de uma safra de 467 mil toneladas de trigo, alta de 35% em relação ao ciclo passado

O cultivo de trigo no Rio Grande do Sul na safra 2022 deve contar com produção recorde, de acordo com a Emater do estado.

O Rio Grande do Sul deve colher cerca de 4 milhões de toneladas de trigo, de acordo com o Emater-RS.

A área dedicada ao cereal no estado é de 1,413 milhão de hectares.

Atualmente, 88% das lavouras estão em fase desenvolvimento vegetativo, 11% estão em florescimento e 1% na fase de enchimento de grãos.

As áreas de floração e enchimento estão mais concentradas no oeste do estado e demandaram atenção dos produtores por conta dos danos provocados pelas geadas dos dias 19 e 20 de agosto, situações pontuais que não afetaram o andamento global da safra dos gaúchos.

Com a expectativa de uma primavera mais seca em função do La Niña, os produtores esperam que o fenômeno beneficie ainda mais a produção do cereal no Sul.

Se acordo com a Embrapa Trigo, o andamento da safra no estado caminha bem mesmo com os últimos acontecimentos climáticos.

“O momento mais crítico é a fase de enchimento de grãos, que acontece em outubro. As condições de tempo que vão definir a safra ainda estão por vir. Mas as projeções são otimistas”, diz Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo.

Santa Catarina

Em Santa Catarina, a estimativa é de uma safra cheia com produção de 467 mil toneladas, alta de 35% em relação ao ciclo passado que atingiu 347 mil toneladas.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), a fase predominante nas lavouras é de desenvolvimento vegetativo.

E apesar das geadas e excesso de chuvas em algumas regiões, não há problemas com relação à evolução da safra.

“Está tudo correndo muito bem. A expectativa é de uma safra realmente cheia”, diz João Rogério Alves, analista de socioeconomia da Epagri.