Agricultura

Consultoria aumenta safra de soja no Brasil em 1 milhão de toneladas

A AgResource Brasil revisou a projeção de produção de soja no Brasil e fez uma correção para cima em 1 milhão de toneladas

A AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, revisou novamente a projeção de produção de soja no Brasil e fez uma correção para cima em 1 milhão de toneladas aproximadamente, ou de 0,54%, em comparação com os dados divulgados no início de março.

soja
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

Agora, a safra é indicada em 120,09780 milhões de toneladas, ante 119,4 milhões de toneladas na última estimativa.

O número ainda é 16,42% menor do que a estimativa inicial da empresa, que era de 143,69 milhões de toneladas em meados de setembro de 2021.

Essa ajuste é reflexo de melhorias das produtividades no estado do Goiás e ajuste de áreas de alguns outros estados.

O número também é menor que a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 125 milhões de toneladas aproximadamente.  

Milho

A AgResource Brasil também realizou um novo ajuste na safra de milho verão, que subiu de 19,91 milhões de toneladas para 21,16 milhões de toneladas aproximadamente.

O aumento também é devido à performance de alguns estados e contabiliza um incremento na primeira safra em 1,25 milhões de toneladas na comparação da estimativa mensal, ou aumento de  6,27% ante ao número anterior.

Já a segunda safra de milho, sofreu uma leve correção para baixo, saindo de 85,13 milhões de toneladas para 85,11 milhões de toneladas, diminuição de 0,02 milhões de toneladas ou ajuste de 0,023%. A terceira safra foi mantida em 1,77 milhão de toneladas.

Com isso, a produção total de milho no Brasil projetada pela AgResource Brasil é de 108,05 milhões de toneladas, 1,15% maior do que os 106,82 milhões de toneladas previstos antes.

Os números para o milho projetados pela AgResource Brasil, já consideram as possíveis perdas por conta do clima mais seco que se projeta em todo o Abril de 2022 nas áreas do centro oeste Brasileiro e irá depender do clima. Novos ajustes podem surgir nas próximas revisões.