Agricultura

Segurança alimentar e transição energética vão pautar mercado da soja

Emissão de gases de efeito estufa na cadeia produtiva da soja também está na agenda de discussão desta quarta-feira (18)

As movimentações da China visando garantir sua segurança alimentar e a transformação da matriz energética nos Estados Unidos e em outros países são dois pontos importantes para definir os rumos do mercado da soja nos próximos anos.

Esta foi a mensagem deixada por Roberta Paffaro, da Chicago Mercantile Exchange em conferência proferida no terceiro dia do IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, em Foz do Iguaçu.

De acordo com ela, a pandemia de covid-19 e mais recentemente a guerra entre Rússia e Ucrânia fez com que a China ampliasse sua preocupação com a segurança alimentar. Para isso, o país asiático está se reposicionando e pretende ampliar a produção interna de soja.

“Como a China importa 80% da produção brasileira de soja, se ela diminuir as compras, nós teremos reflexos aqui. Temos que ficar de olho, ver o quanto irão produzir e quanto deixarão de comprar”, disse Roberta Paffaro.

Outro ponto destacado por ela é o aumento da demanda por óleo vegetal nos Estados Unidos, segundo maior produtor de soja do mundo. De acordo com Paffaro, o aumento foi de 20% no último ano. Com aumento da demanda interna pelo produto, poderá haver menor quantidade disponível para a exportação.

Paffaro também falou sobre o aumento na procura por soja orgânica, que dobrou nos últimos cinco anos nos Estados Unidos. A área cultivada cresceu 123% desde 2008.

“Será que este deveria ser um novo mercado? Será que devemos olhar para isso? Estamos falando de segurança alimentar e de sustentabilidade. Temos muita demanda nova surgindo”, afirmou.

A palestrante destacou ainda a necessidade de o Brasil buscar ampliar seus mercados para soja, sobretudo buscando compradores no Oriente Médio e Europa. No caso de países do Oriente Médio ainda é possível obter investimentos para melhoria de infraestrutura para escoamento da produção brasileira.

A conferência de Roberta Paffaro foi uma das seis realizadas no IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022, realizado pela Embrapa Soja em Foz do Iguaçu (PR). O evento conta ainda com 18 painéis, totalizando 50 palestras, e apresentação de 287 trabalhos técnicos em formato de pôster ou oralmente.

O Congresso também tem a Arena de Inovação Soja, onde participantes do ecossistema de inovação podem interagir, e uma feira de expositores com participação de 35 empresas.