Soja

Ano começa com bom desenvolvimento das lavouras de soja, diz AgRural

De acordo com a consultoria, só Rio Grande do Sul e pontos da Bahia e do Piauí estão com umidade baixa, mas nada indica perdas expressivas

Os trabalhos de colheita de soja na safra 2020/2021 estão “pontuais e limitados, em boa medida, a áreas irrigadas de Mato Grosso, Goiás e Bahia, e sem porcentuais dignos de nota até quinta-feira, 7”, de acordo com a AgRural, que fez na semana passada seu primeiro levantamento de colheita na temporada.

Segundo a consultoria, a baixa área colhida até o momento era esperada, já que o plantio atrasou em decorrência das chuvas irregulares em setembro em estados como Mato Grosso e Paraná. As lavouras, por outro lado, se desenvolvem bem por causa das condições climáticas positivas em dezembro e no início de janeiro.

Só Rio Grande do Sul e pontos da Bahia e do Piauí estão com umidade baixa, conforme a AgRural, “mas nada que sugira, por enquanto, perdas expressivas de produtividade”.

A consultoria projeta que o Brasil produzirá 131,7 milhões de toneladas de soja em 2020/2021. Essa estimativa, divulgada em dezembro, será revisada neste mês.