Fim de semana: previsão indica temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste

Parte do Sudeste e Nordeste do Brasil também seguem com a previsão de tempo mais seco no fim de semana. Confira a previsão!

As tão esperadas chuvas retornam com tudo para as áreas de soja do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná neste fim de semana. Há até alerta para temporais em algumas áreas. Enquanto isso o tempo seco segue predominando sobre boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país.

SUL

Nesta sexta-feira as chuvas seguem atingindo boa parte do Sul do país. Os maiores acumulados tendem a acontecer no centro-leste do Paraná e leste de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, somente o norte do estado deve registrar instabilidades e com baixos acumulados. O restante da região terá tempo seco.

No sábado as chuvas se espalham por toda a região Sul, desde o norte do Paraná, onde as instabilidades tendem a ser manchadas e com baixos volumes, até o sul do Rio Grande do Sul, que deve receber os maiores acumulados, com chance para temporais.

No domingo, uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e mantém o tempo bastante instável. Há previsão novamente para chuva forte, temporais e acumulados expressivos em todo o território gaúcho e catarinense. Atenção para o risco de eventual queda de granizo e alta atividade elétrica. No Paraná a chuva também ocorre na forma de temporais, mas de forma isolada e menos volumosa. Somente o norte do estado permanece com tempo firme.

SUDESTE

Nesta sexta-feira as chuvas retornam para as áreas de soja do centro-sul de São Paulo. Mas em Minas Gerais o tempo firme segue predominando.

No sábado as chuvas seguem atuando sobre São Paulo, mas de maneira manchada e com baixos acumulados, garoas. Minas gerais seguem sem previsão de chuva para o dia.

No domingo, segue a previsão de chuva isolada no sul do estado de São Paulo. Nas demais áreas, o calor intenso predomina especialmente em áreas do interior, e conforme as temperaturas sobem os níveis de umidade relativa tendem a cair cada vez mais, podendo alcançar o estado de atenção e alerta nas áreas de tempo firme.

CENTRO-OESTE

Na sexta-feira, a nebulosidade aumenta em Mato Grosso do Sul e os ventos sopram com rajadas de até 50 km/h no final do dia. Porém, a chuva isolada com trovoadas se restringe ao extremo sul deste estado. Outras áreas de instabilidade seguem mantendo o tempo instável em parte de Mato Grosso, nordeste de Goiás e Distrito Federal. Por outro lado, tempo firme, bastante seco e muito quente à tarde nas demais áreas de Goiás, leste de Mato Grosso e quase todo Mato Grosso do Sul.

No sábado, a quantidade de chuva diminui no Centro-Oeste, mas a temperatura máxima dispara no meio da tarde com valores que superam facilmente os 40°C nas áreas pantaneiras. Os níveis de umidade relativa do ar alcançam níveis críticos no período da tarde em boa parte da região. A chuva se concentra somente no noroeste de Mato Grosso, mas de forma rápida e pontual.

No domingo, áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera mantém a condição para chuva em praticamente todo o território mato-grossense, mas que ocorre de maneira isolada e sem grandes acumulados, apesar do risco para temporais e eventual queda de granizo. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue seco e quente.

NORDESTE

Não há previsão de chuvas para as áreas de soja da Bahia e Piauí nesta sexta. Somente o Maranhão pode ver algumas instabilidades pontuais, manchadas na parte norte do estado.

No sábado e no domingo o tempo seco passa a predominar nos três estados.

NORTE

A partir da sexta-feira as chuvas mais volumosas ocorrem mais no Acre, em Rondônia e no oeste e norte do Amazonas, Roraima e boa parte do Pará e do Amapá. Destaque para a chuva intensa e volumosa nas capitais Manaus, Belém e Macapá. A chuva retorna também ao Tocantins,. mesmo que de forma isolada, não se descarta o risco de temporais.

No sábado, apenas partes do Tocantins ficam com tempo firme e muito quente, além de valores de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde. Outras áreas da região Norte seguem com chuva generalizada e temporais, com destaque para o Amazonas, Acre, Amapá e Pará, onde são esperados os maiores acumulados.

No domingo, a combinação entre calor e umidade serve como principal ingrediente para a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva na maior parte da região Norte do Brasil. A chuva ocorre de maneira isolada, mas não se descarta a chance de temporais durante a tarde. O tempo firme predomina somente no Tocantins.

Leia mais notícias sobre soja