Soja

Soja: colheita acelera mas ainda é a mais lenta da década, diz AgRural

O índice de área colhida saltou de 9% para 15% em uma semana, porém, segue aquém dos 31% ceifados no mesmo período da safra passada

A colheita da soja continua no menor ritmo dos últimos 10 anos, de acordo com o levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira, 22. Cerca de 15% da safra 2020/2021 foi colhida até quinta-feira, 18.

Apesar de apresentar uma boa melhora em relação ao índice da semana passada, que era de 9%, está bastante atrás do mesmo período do ano passado, quando 31% da área tinha sido colhida. Isso impacta a logística de escoamento e as exportações, segundo a consultoria.

Perspectivas para a colheita da soja

“Com a previsão de tempo chuvoso para boa parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste se confirmando nesta segunda quinzena de fevereiro e da previsão de mais chuva até pelo menos os primeiros dias de março, na semana passada os produtores de soja avançaram com a colheita da safra 2020/21 mesmo em áreas onde o grão está com excesso de umidade, na tentativa de evitar perdas de qualidade mais adiante”, diz a AgRural.

No Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul, a semana foi de tempo mais firme, mas a colheita seguiu lenta, com poucas áreas prontas devido ao plantio atrasado e ao alongamento do ciclo das lavouras. No Rio Grande do Sul, onde ainda não há colheita, os produtores monitoram a previsão de tempo mais seco até o começo de março, mas o solo ainda tem umidade e, por enquanto, não há risco de perda significativa de produtividade.

Produção

Em janeiro, a AgRural estimou a produção de soja na safra 2020/21 do Brasil em 131,7 milhões de toneladas. O número passará por nova revisão para clientes nesta semana.