Agricultura

Embrapa: sorgo produz quase o dobro da média nacional no Semiárido

Além de resistente à seca, o sorgo granífero se mostra uma opção versátil para substituir a silagem de milho na alimentação animal em períodos de déficit hídrico

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aponta grande potencial de aproveitamento do sorgo para a produção de grãos na região do Semiárido brasileiro. Em testes, as variedades híbridas alcançaram mais de 5 toneladas de produtividade de grãos por hectare, quase duas vezes superior à média brasileira de 2,8 toneladas. Os resultados comprovam o potencial do sorgo granífero e representa mais uma possibilidade de renda para os produtores locais.

sorgo semiárido
Foto: Sandra Brito / Embrapa Divulgação

Durante os testes a Embrapa utilizou 47 genótipos híbridos do sorgo granífero. Desse material, 19 genótipos foram considerados aptos para produção de grãos no Semiárido, com produtividade que variou entre 3.000 e 7.000 quilos de grãos por hectare, superior à média brasileira.

“A Embrapa já tem várias cultivares de sorgo granífero lançadas no mercado, com essa característica de alta tolerância à seca e boa produtividade. Mas no experimento observamos genótipos que atingiram produtividade acima de 5.000 quilos de grãos por hectare, que é uma média bastante elevada”, destaca o melhorista Fernando Guedes, pesquisador de Melhoramento Genético Vegetal da Embrapa Caprinos e Ovinos.

De acordo com a Embrapa, produtividades acima de 2.750 kg/ha de sorgo na safra já cobrem custos fixos da cultura, mostrando-se uma opção vantajosa para cultivo pelos produtores rurais para produção de grãos no Semiárido brasileiro, abrindo mais uma possibilidade de renda para a agricultura da região.

Versatilidade

Os pesquisadores ainda apostam no cultivo do sorgo para alimentação animal no Semiárido brasileiro devido a versatilidade da cultura e a tolerância à seca. O sorgo se mostra uma excelente opção para silagem como reserva de alimento para período seco; de restolho, para pastejo dos animais; de grãos, que podem ser usados para formação de ração. Nesse caso, o grão do sorgo é considerado de alto valor nutricional, podendo compor rações com qualidade e menor custo do que aquelas baseadas em outros insumos, como o milho.

sorgo semiárido 2
Foto: Guilherme Viana / Embrapa Divulgação

Em períodos de escassez hídrica, o potencial do sorgo chega a se equiparar ao do milho, uma das culturas mais usadas na alimentação animal. “Em comparação ao milho, o sorgo precisa de menos água para produzir grãos. Além disso, a planta pode hibernar em momento de estresse e, quando a chuva volta, ela retorna ao seu processo normal de fotossíntese”, explica o líder da equipe da pesquisa, o engenheiro agrônomo Cícero Menezes.