Agricultura

Produtor rural sustentável terá limite maior de crédito, anuncia BC

Novo sistema da instituição cruzará dados de georreferenciamento para identificar as propriedades envolvidas nas operações

crédito rural, reforma tributária, dinheiro na terra, economia rural, preços, vbp, proagro, pib
Bureau verde substituirá Sistema de Operação do Crédito Rural e do Proagro. Foto: Pixabay

O Banco Central pretende aumentar em até 20% o teto de contratação de crédito rural para produtores rurais que atendem critérios de sustentabilidade. A medida faz parte da nova agenda socioambiental da instituição financeira, apresentada nesta terça-feira, 8.

A ideia é criar um bureau verde. Na prática, ele substituirá o Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor), em um formato de open banking, em que os dados dos clientes ficam abertos para consulta por diferentes instituições financeiras.

De acordo com o diretor de regulação da instituição financeira, Otávio Damaso, o bureau vai incorporar critérios que identifiquem operações com características verdes e também fará cruzamento com informações como dados de georreferenciamento.

“A gente vai conseguir identificar sobreposição com áreas de preservação ambiental, sobreposição com áreas de terras indígenas, e essa crítica vai ocorrer no momento da contratação da operação de crédito. Então se houver alguma sobreposição, a própria operação não vai poder ser realizada porque vai ter uma trava”, afirmou.