Agricultura

Temporal com vento forte derruba pivô no PR; prejuízo é de R$ 200 mil

Equipamento era usado para irrigar lavoura de soja em meio à estiagem severa que atinge a região. A área também registrou queda de granizo

Após muita seca e calor, a chuva chegou na forma de temporal a Palotina, no oeste do Paraná, nesta sexta-feira, 9. Na propriedade de Ivair Demarco, as precipitações vieram acompanhadas de ventos fortes e granizo.

Às 6h desta sexta, as rajadas foram tão fortes que derrubaram 60% do pivô usado para irrigar 45 hectares de soja. Por ser um equipamento pequeno, o prejuízo é estimado em R$ 200 mil. “Pegou no lugar mais frágil que é a ponta”, lamenta o produtor.

pivô palotina temporal
Foto: Ivair Demarco

O agricultor pode ter mais problemas porque o equipamento tombou sobre a lavoura plantada em meados de setembro, que estava em fase vegetativa.

De acordo com o Sindicato Rural de Palotina, o temporal não atingiu todo o município. “Foi bem localizado, mas onde pegou foi muito grave. Nunca vi tanto granizo como hoje. Não estava na lavoura, mas fui ver em seguida”, conta Demarco.

O vice-presidente do sindicato local, Edmilson Zabott, conta que os ventos também destelharam casas e barracões, e derrubaram cerca de 10 postes, o que causou problemas no abastecimento de energia da cidade e levou à paralisação temporária da fábrica de ração e do frigorífico da cidade. “Vai demorar um pouco para retomarem a energia elétrica”, afirma.

Mas chuva mesmo, segundo Zabott, não caiu quase nenhuma. “De 12 a 15 milímetros, mas muito localizada. Na grande maioria do município, não choveu assim”, diz.

“Seca igual esta não se via há muito tempo. Faz um ano que não chove bem, mas dentro do limite. Não tem água sobrando nem para a irrigação”, complementa Demarco.