Agricultura

Tendência é de alta nos fertilizantes até o final de 2021, aponta analista

O analista diz que as relações de troca entre fertilizante e todas as commodities agrícolas estão se deteriorando em função do forte aumento dos preços

A espectadora Polyanna Melo, De Lagoa Dourada (MG), pergunta sobre a tendência dos preços dos fertilizantes. O Canal Rural procurou o analista de mercado da Stonex Marcelo Mello, que aponta alta nos preços para o fim do ano.

“Os preços dos fertilizantes em dólar por tonelada têm subido quase que na vertical nos últimos meses, esse movimento está ocorrendo mundialmente englobando nitrogenados, fosfatados e potássio”, diz o analista.

Marcelo ainda aponta que as relações de trocas de fertilizantes vem recuando em função do aumento dos preços. “As relações de troca entre fertilizante e todas as commodities agrícolas estão se deteriorando em função desse forte aumento de preços, contudo não há alternativa para suprimento no curto e médio prazo, incluindo o plantio de safra verão agora na nossa primavera e safrinha logo em seguida pois vemos uma tendência de alta de preços se mantendo e sem chance de queda significativas pelo menos até o final do ano”, pondera.

“O Brasil importa 80% do NPK que consome, assim o recuo da taxa de câmbio que vimos nas últimas semanas com rompimento do suporte de R$ 5,35 chegando agora a próximo de R$ 5, neste momento se torna um alento, pois reduz o valor dos fertilizantes pelo menos em reais”, conclui Mello.