Agricultura

Tereza Cristina: trigo argentino deve continuar entrando no Brasil sem taxa

Segundo a ministra da Agricultura, caso o preço do cereal aumente e fique inviável, o país tem alternativas de onde pode exportar

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou de uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira, 17. Entre os temas abordados, a possível taxação das exportações de trigo do país vizinho, anunciada pelo presidente Alberto Fernández.

Segundo ela, a Argentina não deve colocar em risco a relação comercial com o Brasil e esse mercado de seis milhões de toneladas. “É importantíssimo para eles e também para nós. Esperamos que o preço do pão não suba, e estamos acompanhando isso de perto”, afirma.

Tereza Cristina destaca que como os países integram o Mercosul, o trigo deve continuar entrando sem taxas. “Mas se isso ficar inviável, temos outras alternativas”, diz.

Ampliando mercado

Tereza Cristina anunciou uma das primeiras agendas de 2020, quando irá à Índia em janeiro, acompanhando a missão oficial do presidente Jair Bolsonaro, para tratar da ampliação do mercado com o país.

Parcerias na produção de etanol serão um dos temas, segundo a ministra. “Um dos pedidos do primeiro-ministro [Narendra Modi] quando esteve aqui [na reunião de Cúpula do Brics] foi tratar de bioenergia”, afirma.

Recursos para o ministério

O Ministério da Agricultura está acompanhando de perto o projeto de lei 33 de 2019, que aumenta os recursos previstos no orçamento da pasta, segundo Tereza Cristina. “Realmente nós precisávamos, pois o que estava lá não era suficiente para esse próximo ano. O nosso pessoal está olhando onde esse recurso foi colocado, acho que R$ 200 milhões”, conta.