Agricultura

Trator acessível para pessoas com mobilidade reduzida ganha prêmio de inovação

Usando um joystick para controlar a plataforma de elevação, o produtor consegue fazer todos os movimentos necessários para embarcar com segurança

trator new holland mobilidade reduzida
Trator chegou a ser apresentado em duas feiras agrícolas antes da pandemia. Foto: New Holland

A New Holland Agriculture apresentou, no primeiro trimestre de 2020, o conceito de um trator acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Na sexta-feira, 28, o modelo venceu na categoria Máquinas Agrícolas e de Construção do Prêmio REI, que reconhece as iniciativas inovadora e relevantes.

Segundo a empresa, o conceito de trator acessível adaptado para pessoas com mobilidade reduzida é o primeiro projeto de trator agrícola no mundo feito por uma montadora. “O modelo proporciona condições de trabalho iguais a todos no campo, oferecendo conforto, segurança e performance”, diz.

O trator desenvolvido em parceria com a Elevittá, empresa com expertise em acessibilidade, é equipado com uma plataforma de elevação e um joystick, com o qual o operador comanda os movimentos necessários para fazer seu próprio embarque/desembarque, tendo acesso à plataforma de comando, adaptada para facilitar as operações e ser totalmente segura e ergonômica.

Antes da pandemia da Covid-19, a novidade chegou a ser apresentada em duas feiras agrícolas: a Show Rural Coopavel e a Expodireto Cotrijal. Em ambas, o modelo foi bem recebido e chamou atenção do público.

O diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América do Sul, Cláudio Calaça Júnior, afirma que é possível levar a acessibilidade da marca e dos produtos a um novo patamar. “Estamos de olho nisso e dispostos a desenvolver soluções que ajudem no trabalho no campo, seja para uma pessoa com mobilidade reduzida ou com alguma outra necessidade especial”, pontua.