Trigo

Chuva atrasa plantio do trigo em terras gaúchas

Tempo vai seguir instável nos próximos 15 dias, em geral, no Brasil

Cerca de 80% das áreas de plantio de trigo no Rio Grande do Sul já foram instaladas, informa a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Esse volume é inferior ao mesmo período do ano passado, quando 89% das lavouras do cereal já estavam plantadas.

A porcentagem registrada agora também está abaixo da média dos últimos cinco anos, que foi de 90%. O aumento de volume de exportações do trigo traz expectativas para a próxima safra. Segundo os meteorologistas da Climatempo, o tempo ainda vai seguir instável em boa parte do estado gaúcho no decorrer dos próximos 15 dias.

Fim de semana no Rio Grande do Sul e em outros estados

Poucas mudanças climáticas para sábado (9) no Rio Grande do Sul, apenas com a frente fria se afastando e a chuva diminuindo. Há possibilidade de pancadas pontuais, com eventual trovoadas na metade sul do estado. A chuva será provocada por instabilidades em altos níveis da atmosfera, além de um fluxo de umidade que chega pelo interior do continente.

Também há previsão de chuva em toda a faixa costeira que vai do norte do Rio de Janeiro até o Amapá, incluindo Roraima e o norte do Amazonas. Entre Bahia e norte do Rio de Janeiro, a chuva ocorrerá devido a entrada de umidade por circulação de ventos oceânicos. De Sergipe ao Rio Grande do Norte, ondas de leste provocam chuva. Em Alagoas e Pernambuco, o tempo fica fechado com chuva a qualquer hora. Pancadas acompanhadas de trovoadas entre Ceará e Acre. Isso por causa do calor e do aumento de umidade.

O tempo firme predomina em grande parte do país, desde os estados do Norte até os do Sul, passando também pelo Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste brasileiro. Não há previsão de chuva. Com isso, o ar seco preocupa quanto aos índices de umidade do ar.

Outros destaques climáticos pelo Brasil

Para além do plantio de trigo, a chuva vai aumentar no Rio Grande do Sul e no meio oeste de Santa Catarina no domingo (10), com o avanço de uma nova frente fria. A chuva também continua presente no leste e na costa norte do Nordeste e no norte da região Norte. Tempo seco característico de bloqueio atmosférico no Brasil Central. Há uma queda de temperatura prevista para o início da semana no Sul e partes dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O risco de geadas, porém, existe apenas para o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, principalmente na madrugada da próxima quarta-feira (13).