Agricultura

Yara reduz produção de fertilizantes

A norueguesa Yara International, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, anunciou que vai reduzir a produção de amônia e ureia

A norueguesa Yara International, uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo, anunciou que vai reduzir a produção de amônia e ureia.

O comunicado foi feito pela companhia nesta quarta-feira (9).

Yara
Yara é um dos maiores produtores mundiais de fertilizantes minerais. Foto: Yara/Reprodução

Em consequência dos preços recordes do gás natural na Europa, a empresa suspendeu temporariamente a produção das fábricas de Ferrara, na Itália; e Le Havre, na França.

As duas plantas têm uma capacidade anual combinada de 1 milhão de toneladas de amônia e 0,9 milhão de toneladas de ureia. Incluindo otimização e manutenção em outras instalações de produção, a produção europeia de amônia e ureia da Yara deverá operar com aproximadamente 45% da capacidade até o fim de semana.

Segundo a empresa, a situação será monitorada e, na medida do possível, usará seu sistema de produção global para continuar fornecendo aos clientes e garantir a continuidade das cadeias de fornecimento de alimentos, mas reduzindo a produção quando necessário devido às condições desafiadoras do mercado.

Crise

A crise energética na Europa está se revelando difícil para a indústria de fertilizantes, que utiliza volumes elevados de gás natural para produzir hidrogênio a fim de fabricar amônia para fertilizantes.

No início desta semana, a fabricante norte-americana de fertilizantes agrícolas CF Industries Holdings Inc. interrompeu as operações em suas instalações no Reino Unido, sem informar quando a produção será retomada.