Agro em Campo

Copa do Mundo: conheça os 8 estádios do Catar, que apostam na sustentabilidade

Mesmo sendo a menor nação a sediar uma copa, o Catar, 5º maior produtor de gás natural, busca realizar um evento neutro em carbono

Há 12 anos, a Fifa, entidade máxima do futebol, anunciava que a Copa do Mundo de 2022 seria realizada pela primeira vez no Oriente Médio, mais precisamente, no Catar. O país, localizado na Ásia Ocidental, tem apenas 12 mil quilômetros de extensão, sendo menor do que o estado de Sergipe. Sua população, majoritariamente islãmica, não chega a 3 milhões de habitantes.

O Catar é a menor nação a sediar a um mundial. Apesar dessa limitação, o emirado é o quinto maior produtor de gás natural, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ficando atrás apenas de Rússia, Estados Unidos, Irã e China, com produção anual de 177 bilhões de metros cúbicos.

Por conta do clima árido e desértico da região, a agricultura é uma tarefa árdua, sendo necessário o uso de tecnologias avançadas como hidroponia, irrigação e aquaponia. Ainda assim, o país busca atingir a autossuficiência na produção de hortaliças como tomate, pepino, pimentão, couve-flor, batata, berinjela, cebola e repolho.

No verão, as temperaturas podem chegar a 50 ºC, o que fez com que a Fifa rompesse a tradição de realizar a Copa do Mundo na metade do ano, com o mundial ocorrendo nos meses de novembro e dezembro, no inverno catari.

Estádios e sustentabilidade

Por lá, os oito estádios utilizados no mundial se destacam pela sustentabilidade e a ideia é realizar pela primeira vez na história uma Copa do Mundo neutra em carbono. Para isso, o país aposta na proximidade dos estádio, já que a distância máxima entre as arenas é de apenas 80 quilômetros.

De acordo com Rogério Melo, gerente de carbono e Food Chain da UPL, a Copa do Mundo do Catar traz um novo marco para a sustentabilidade.

“Pela primeira vez na história nós temos um evento que tem um claro compromisso com a sustentabilidade e um compromisso de neutralidade das emissões de carbono, um marco histórico. As preocupações foram desde a escolha de materiais reciclados para construção dos estádios e dos principais elementos de infraestrutura da Copa, até mesmo a localização topográfica dos estádios. Dos oito estádios da copa, cinco compreendem os modais elétricos do metrô de Doha e outros três tem uma logística integrada através de trem e ônibus. Sobre o ponto de vista de emissões, essa será a copa menos intensiva entre a deslocação entre as sedes”, afirma.

Conheça os 8 estádios da Copa do Mundo no Catar

Al Thumama

O estádio Al Thumama, com capacidade para 40 mil pessoas, está localizado há 12 quilômetros da capital Doha, garante a economia de 40% a mais de água na comparação com um estádio convencional, utilizando água do reciclada para irrigação.

Al Bayt

O Al Bayt, que recebeu o jogo de abertura entre Catar e Equador, dispõe de uma arquitetura que homenageia a cultura nômade. Após a copa, a parte superior da arquibancada do estádio que hoje comporta 60 mil pessoas será doada para países em desenvolvimento que necessitam dessa infraestrutura para prática de esportes.

Ahmad Bin Ali

O estádio Ahmad Bin Ali, com capacidade para 40 mil pessoas, foi batizado de “Portal do Deserto”. É a casa do tradicional Al Rayyan, clube que leva o mesmo nome da cidade catari e homenageia a beleza do deserto, além da fauna e flora local.

Internacional Khalifa

O Internacional Khalifa é o estádio mais antigo do evento. Fundada em 1976, a arena foi reformada para comportar 40 mil pessoas e dispõe de uma tecnologia de resfriamento inovadora, que permite ao atleta atuar de forma confortável.

Cidade da Educação

Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio Cidade da Educação está instalado entre prédios acadêmicos e organizações esportivas. O campo foi construído ao nível do mar para possibilitar temperaturas mais amenas.

Al Janoub

O Al Janoub, com capacidade para 40 mil pessoas, está localizado em Wakrah, ao sul de Doha, sendo essa uma das áreas mais antigas a serem habitadas no país. Após o fim do mundial, 20 mil dos seus assentos serão dados para projetos de países em desenvolvimento.

974

O estádio 974 leva o código internacional do Catar no nome e a quantidade de contêineres utilizados na construção da arena, inspirada no comércio marítimo do país, sendo um dos estádios mais inovadores do evento. Após a Copa, o estádio de 40 mil lugares será completamente desmontado.

Lusail

No estádio Lusail será realizada a grande final da Copa do Mundo da Fifa. O campo de 80 mil lugares conta com uma estrutura e fachada que homenageia a cultura islâmica e árabe. Com o fim do mundial, a arena será transformada em um grande centro comunitário, com alas esportivas, lojas, escolas e clínicas.