Diversos

‘Agro é a única saída para retomada econômica do Brasil, mas é preciso um projeto’

Segundo Miguel Daoud, o fechamento das fábricas da Ford no Brasil pode ser um sinal de alerta para o setor produtivo

Duas notícias abalaram o cenário econômico do Brasil nesta terça-feira, 11. O Banco do Brasil anunciou um programa de demissão voluntária junto com o fechamento de 100 pontos de atendimento. Além disso, a Ford, uma das cinco maiores montadoras de carro do brasil, informou o fechamento de todas as fábricas no país.

Para o comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, os dois fatos chamam a atenção, e colocam uma pressão para o setor produtivo nacional. “A única saída para o Brasil não ser afundado em uma crise ainda maior é o agronegócio. Vamos continuar exportando carnes, grãos… No entanto, precisamos de um projeto que traga organização para que o setor não seja prejudicado por fatores que o governo não pode controlar, como o câmbio, por exemplo”, afirma Daoud.

Ao falar sobre o fechamento das agências do Banco do Brasil e das fábricas da Ford, o comentarista reforça que esse pode ser um sinal de mudança, que pode impactar o setor produtivo, e, por isso, o planejamento é tão importante. No caso da multinacional, Daoud fez uma análise.

“Essas grandes corporações são pragmáticas. Se for mais barato produzir carros na China, elas se mudam para lá.  O Brasil se afasta desse cenário devido à taxa de câmbio, pois, quando as empresas precisam importar peças com o dólar nesse patamar, acaba inviabilizando a adoção de tecnologia. Isso mesmo após o setor automotivo ser um dos mais que recebeu incentivo do governo”, completa.