AgroPocket: aplicativo gratuito ajuda no manejo e traz cotações de grãos

Nova ferramenta criada por filho de produtor rural possui cinco funções e já tem outras três em desenvolvimento. Confira o que faz cada uma e baixe gratuitamente!

Daniel Popov, de São Paulo
Na era dos celulares ultramodernos e com espaço para milhares de aplicativos, muitas soluções para o dia a dia têm surgido. Essa realidade não é diferente para quem vive no campo, mas, nesse caso, muitas vezes esbarra-se na cobrança por serviços e na oferta de poucas funções. Pensando em deixar as coisas mais práticas, um engenheiro agrônomo brasileiro teve a ideia de lançar um aplicativo diferente, o AgroPocket, que, além de gratuito, oferece ferramentas para ajudar no manejo, na comercialização e também para tirar dúvidas técnicas com especialistas.

O criador do novo aplicativo é filho de produtor rural, formou-se como engenheiro agrônomo e, a partir de uma dúvida simples sobre manejo, teve a ideia de criar a nova ferramenta. “Como agrônomo, temos que fazer vários cálculos para saber, por exemplo, a quantidade de calcário que temos que usar”, diz Rogério Vasconcelos, fundador do AgroPocket. “Pensei em um aplicativo que fizesse isso mais rapidamente, com base em uma análise de solo prévia. Deu certo e foi a primeira ferramenta do app.”

A ideia de um aplicativo multitarefas não parou por aí e outras funcionalidades foram pensadas, criadas e já estão à disposição. Veja a lista abaixo e o que oferece cada uma:

  • Calculadora de calagem e adubação
    Ao inserir as informações das análises do solo, o aplicativo faz o cálculo e fornece as sugestões de calagem, adubação de plantio e cobertura para as principais culturas.
  • Tecnologia de aplicação
    Com base na situação de campo, o app – que também funciona offline – dará as melhores opções em volume de calda, tipo de ponta e vazão adequada. Após a calibragem do pulverizador, é possível conferir a qualidade de sua aplicação através do cálculo do tamanho e da uniformidade de gotas da sua aplicação.
  • Preço dos grãos
    Nesta área, o produtor poderá conferir as cotações quase em tempo real nas bolsas das principais culturas do país como: algodão, café, soja, milho, açúcar e dólar.
  • Conferir preço de venda
    A ferramenta possibilita que o produtor saiba o valor aproximado de venda do seu produto (café, milho, algodão e soja) na hora de entregar no porto. Basta colocar no aplicativo a localidade específica e o valor do frete.
  • Simular meta
    Nesta função, o produtor poderá colocar as variáveis que possui – como preço, câmbio, prêmio, data de entrega e valor do frete – para descobrir as que não possui. Ou seja, se quiser descobrir o preço da soja em março de 2019, basta colocar os valores de prêmio, câmbio e valor do frete. Detalhe: assim que colocar a data de entrega, o próprio aplicativo já dá sugestão para as outras variáveis.
  • Fórum de conversas
    Em uma sala de comunicação, é possível interagir com produtores, técnicos e especialistas que já usam o aplicativo. Ali o produtor pode iniciar uma discussão técnica, postar fotos ou links e encontrar as principais tendências em discussão do Brasil.
  • Alerta
    Sem dúvida uma das ferramentas mais importantes para os dias atuais, pois ajuda na divulgação de alertas de acontecimentos, como furtos e incêndios em propriedades, aparecimento de uma nova praga, comunicação de eventos técnicos, alertas meteorológicos, etc.

“Focamos na simplicidade e na praticidade das ferramentas que dispomos. Quando surgiu a ideia, até pensamos em cobrar uma assinatura, mas recebendo os feedbacks, vimos a importância dos dados que estávamos dando e o quão importante seria manter o aplicativo gratuito para transformá-lo em uma verdadeira ferramenta para ajudar o setor”, diz Vasconcelos.

Novas ferramentas

O projeto do aplicativo não para. Novas ferramentas já estão sendo pensadas e deverão ser disponibilizadas em breve. Segundo Vasconcelos, uma delas será focada nos defensivos agrícolas, outra em um caderno de gestão e uma terceira, numa central de informações sobre produtos.

“A ideia do caderno de gestão surgiu do trabalho com o pai, produtor rural, que sempre sentava à mesa com um monte de cadernos com anotações técnicas sobre as produções. O melhor é que esse caderno poderá ter acesso de usuários diferentes, algo colaborativo, facilitando a edição e introdução e compartilhamento das informações”, diz o fundador do AgroPocket.

Já a central de informações promete dar aquela mãozinha na hora de negociar os insumos. “Ali, o produtor poderá colocar de maneira anônima quanto gastou para comprar um determinado insumo e outros usuários, daquela região, terão acesso a isso. Imagine o poder de barganha que estes produtores terão. Será uma grande ajuda até para se preparar para as negociações”, diz.

As novas funcionalidades ainda não tem data para serem lançadas, mas o AgroPocket seguirá criando recursos novos para implementar. “Já temos outras ideias que ainda passam por estudos. Tem muita gente ligada ao agro nos ajudando nisso, por isso a melhoria do aplicativo será contínua”, afirma Vasconcelos.

O aplicativo já está disponível para o sistema Android e também para iOS, basta baixar, se cadastrar e usar. Clique aqui para ver mais detalhes e para fazer o download

Soja Brasil

O Projeto Soja Brasil já embarcou na nova tecnologia e passará a postar novidades e notícias no aplicativo, para informar os produtores e técnicos e também a receber os vídeos da campanha #vocenosoja. Clique aqui para ver como participar!

Veja mais notícias sobre soja