Diversos

Alexandre Garcia: Agro supera dificuldades e lidera geração de emprego no Brasil

Com mais de 100 mil vagas criadas em 2020, o agro tem mais um fator para mostrar aos seus detratores, diz o comentarista

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que outubro foi o mês com o melhor índice na recuperação do emprego dos últimos 30 anos, foram quase 400 mil empregos recuperados. Para o comentarista do Canal Rural, Alexandre Garcia, o agronegócio tem um peso importante nesse resultado.

“Mesmo diante de dificuldades impostas pela pandemia, como fechamento de comércios e aumento dos custos, o produtor brasileiro se reinventou, e o agronegócio liderou a geração de empregos no Brasil, com 102 mil vagas formais no acumulado do ano. O agro é campeão em exportações, em geração de divisas, na produção de alimentos, e agora também é campeão na geração de empregos”, ressalta.

O comentarista destaca que o número de vagas com carteira assinada pelo agronegócio atingiu quase o mesmo volume de empregos criados na construção civil, que é o setor que mais emprega no país.

Ainda de acordo com Alexandre Garcia, os dados do Caged reforçam a importância do setor produtivo para o Brasil. “Muitos diziam que o agro não tinha emprego com carteira assinada, que era difícil fiscalizar a formalidade no setor. Pois agora o agro tem mais um fator para mostrar aos seus detratores, ao criar muitas vagas de emprego mesmo com tantas dificuldades”, finaliza