Diversos

Alexandre Garcia: Solução para crise dos fertilizantes está na ciência e na tecnologia

De acordo com o comentarista, o Brasil há tempos está envolvido em um debate sobre a disponibilidade de fertilizantes e defensivos

A crise logística que afetou a disponibilidade de insumos para a agropecuária foi tema do comentário de Alexandre Garcia. Segundo ele, o investimento em ciência em tecnologia pode ajudar o Brasil a superar o problema em um curto espaço de tempo.

“Nossa agricultura não é a mesma praticada há 20 anos. Ela evoluiu graças às inovações implementadas nos últimos anos. Existe uma esperança de que em até cinco anos a gente possa resolver essas questões que hoje estão nos preocupando em relação à oferta de defensivos e fertilizantes. A solução para isso está na ciência e na tecnologia”, afirma.

De acordo com o comentarista, o país há tempos está envolvido em um debate sobre a disponibilidade de fertilizantes e defensivos.

“No Congresso Nacional circulam projetos sobre esses temas há 20 anos. Alguns deles já estão defasadas, mas ainda podem servir para criar licenças no caso de novas moléculas, por exemplo, para nos deixar menos dependente de países como a China”, afirma.

Alexandre Garcia ainda diz que país reúne condições para produzir algumas matérias primas para produtos como o NPK. No entanto, o país esbarra em algumas questões.

“Há uma série de burocracias e legislações sobre o tema, mas nós temos condições de atuar nessa área. Temos a Embrapa, o ministério de Ciência e Tecnologia, além das empresas, que estão atuando em seus laboratórios, para reduzir a dependência externa do Brasil”.