Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos tem nova diretoria

Roberto Davis assume presidência da entidade no lugar de Henrique TeixeiraTomou posse a nova direção da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A cerimônia foi nesta quarta,  dia 8, à noite, na sede da entidade, em Pelotas (RS). Henrique Teixeira deixou o cargo de presidente, ocupado desde 2006, e falou sobre a mudança no perfil dos criadores.

? As pessoas ligadas à área usavam o cavalo crioulo para o trabalho nas estâncias e de repente se viu um animal altamente qualificado para o esporte e o lazer. Com isso houve novos investidores ? lembrou.

O novo presidente, Roberto Davis Júnior, mostrou em números o crescimento dos cavalos crioulos nos últimos 10 anos.

? O faturamento em remates, em 1999, era da ordem de R$ 9 milhões. Hoje supera os R$ 75 milhões ? diz o novo dirigente da ABCCC.

Cerca de 85% dos cavalos crioulos do país estão no Rio Grande do Sul. A meta da nova gestão é mudar esse quadro.

? O objetivo é expandir a raça pelo Brasil. O cavalo crioulo já tem presença forte na Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, mas a nossa meta essencial é o mercado interno, mostrá-lo ao Brasil ? conta Davis.

A ABCCC foi fundada em 1932 e tem 2,5 mil sócios. O total de criadores chega a 12 mil, com 220 mil exemplares da raça registrados.