Bancada ruralista apoia Blairo Maggi para Ministério da Agricultura

Deputados apoiam nome de senador para assumir a pasta de Kátia Abreu. Já o nome de Sarney Filho no Meio Ambiente vira motivo de preocupação

A Frente Parlamentar da Agropecuária aposta no nome do senador Blairo Maggi (PR-MT) para assumir o Ministério da Agricultura. O nome foi deabtido durante um almoço de deputados da bancada ruralista nesta terça, 10, em Brasília.
 
Para o deputado Marcos Montes (PSD-MG), o nome de Maggi preenche todos os requisitos para o cargo. “O que nós sempre buscamos é um ministro que tenha uma interlocução com o setor, que seja conhecedor do setor, que saiba conversar, que tenha interlocução com as entidades e o senador Blairo Maggi, pela sua história política e empresarial, preenche todos esses requisitos”, disse.

O nome do senador também é apoiado pela Aprosoja-MT, que divulgou hoje uma nota de apoio ao parlamentar em um eventual governo de Michel Temer.  “Maggi é preparado técnica e politicamente para que a agropecuária passe a ser vista como uma área estratégica para a nação, como já é economicamente”, disse o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin.

De acordo com ele, o senador é um importante interlocutor do setor e contribuiu para a atuação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) “além dos limites da Câmara dos Deputados”. “Hoje, muitos dos temas estratégicos para o setor que são discutidos pelos deputados federais também envolvem o Senado Federal”, diz no comunicado.

Sarney Filho preocupa

Já um dos nomes indicados para o Ministério do Meio Ambiente preocupa os parlamentares ruralistas. A pasta deve ficar com o Partido Verde e há possibilidades do deputado Sarney Filho ser indicado

“É sempre preocupante quando alguém que vai pro Ministério do Meio Ambiente tem um viés ambientalista e um descompromisso com a produção, mas eu conversei com o Michel Temer. Ele conversou com o Sarney e disse que o meio ambiente tem que ser um viabilizador do trinômio que faz a sustentabilidade, que é a economia, o social e o ambiental”, disse o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).