Barack Obama confirma popularidade e vence eleições nos EUA

Votação histórica no país levou milhões às urnasEm abril de 1968, Martin Luther King morreu defendendo os direitos dos negros dos Estados Unidos. Quarenta anos depois de uma dura luta, um de seus irmãos chegou a uma posição que, talvez, ele nunca tenha sonhado, mesmo em seu sonho mais otimista. Em uma eleição como nunca se viu na História dos EUA, o democrata Barack Obama tornou-se na madrugada desta quarta, dia 5, o 44º presidente do país ? e o primeiro negro a ocupar o cargo mais importante do mundo.

Às 22h locais, 2h pelo horário de Brasília, a multidão que aguardava a festa que o Partido Democrata preparara para Obama no Parque Grant, em Chicago, no Estado de Illinois, explodiu em felicidade. Foi o momento em que a rede de TV CNN, que acompanhava delegado por delegado a disputa presidencial, projetou a vitória do democrata. Era 1 milhão de pessoas que se abraçavam e gritavam de alegria ? muitos negros choravam, emocionados.

Até então, faltavam 64 delegados para que Obama garantisse a vitória. Quando fecharam as urnas da Costa Oeste, as pesquisas de boca-de-urna indicaram que o democrata ganharia em importantes Estados, como a Califórnia ? com isso, garantindo o mínimo de 270 delegados necessários para levar a presidência. Por volta das 2h15min, pelo horário de Brasília, McCain reconheceu a derrota em Phoenix, no Arizona.

Quando os primeiros raios de sol surgiram no horizonte dos 50 Estados americanos nessa terça, dia 4, um exército de americanos estava a postos. Eles queriam ser os primeiros a votar em uma eleição que já está sendo descrita como épica e levou multidões às urnas, em longas filas. E que dava indicações de que seria o dia de Obama.

Nessa terça, ele juntou-se aos primeiros eleitores que foram às urnas em Chicago e votou com a mulher, Michelle, em uma escola elementar, às 7h30min locais. O casal foi votar acompanhado das filhas, Natasha e Malia. Ele levou cerca de 15 minutos para responder a todas as perguntas da cédula de votação no Estado de Illinois, que, além do presidente, previa também a eleição para a Câmara dos Deputados e para o Senado. Tirou fotos com os mesários e deixou emocionada Alice Walton, que verificou seu nome na lista de eleitores do distrito 23.

? Todo mundo aqui estava chorando ? contou Alice.

O candidato venceu a primeira disputa eleitoral do dia em duas pequenas localidades no Estado de New Hampshire, que abriram a votação logo após a 0h da terça-feira. O democrata derrotou o senador McCain por 15 votos a seis no povoado de Dixville Notch, enquanto os eleitores de Hart’s Location deram 17 votos ao democrata, 10 a McCain e dois a Ron Paul, um pré-candidato republicano de New Hampshire que foi derrotado por McCain nas primárias. O atual presidente, George W. Bush, venceu as eleições de 2000 e 2004 nas duas cidades.

Barack Obama aparentava estar na liderança também no voto antecipado, realizado por cerca de 30 milhões de eleitores em 30 Estados antes da terça-feira. Pesquisas indicavam que mais democratas do que republicanos anteciparam o voto nos Estados da Carolina do Norte, Colorado, Flórida e Iowa. Todos os quatro Estados votaram pelo republicano Bush em 2004.