Diversos

Bayer lança nova geração de biotecnologia de milho híbrido no Brasil

Nova variedade da multinacional alemã tem a tecnologia VT Pro 4, para uso e processamento em alimentos e rações

espiga de milho na lavoura
Nova variedade da Bayer chega ao mercado. Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

A multinacional alemã Bayer está lançando, nesta sexta-feira, 13, no mercado brasileiro, grãos de milho híbrido com a tecnologia VT Pro 4 para uso e processamento em alimentos e rações.

A tecnologia, que integra uma nova geração de transgênicos da companhia para o milho no Brasil, protege contra as principais pragas que atacam tanto a parte aérea das plantas quanto suas raízes.

Ao todo, são três os modos de ação acima do solo, que protegem a planta e a espiga de milho contra pragas como lagarta-do-cartucho, broca-do-colmo e lagarta-da-espiga, de acordo com a empresa. No caso da raiz, com dois modos de ação, a tecnologia atua contra a larva alfinete (Diabrotica speciosa). O transgênico é ainda tolerante ao herbicida glifosato.

Antes de trazer o novo híbrido VT Pro 4 ao Brasil, a Bayer realizou testes com produtores parceiros. De 2018 até a colheita da safrinha 2020/2021, 271 áreas receberam os ensaios. Os testes apontam para um incremento médio de 3,2% na produtividade quando comparado ao VT Pro 3; e de 14,5% quando a tecnologia não foi usada.

“Os testes com nossos produtores parceiros foram fundamentais para entendermos o impacto positivo que esta nova tecnologia traz no combate dessas pragas. Será uma ferramenta extremamente importante ao produtor”, diz o líder de lançamento, Danilo Belia.