Pecuaristas gaúchos atrasam vendas

Produtores estão aproveitando melhora das pastagens no estado, diz Scot ConsultoriaA maioria dos pecuaristas do Rio Grande do Sul está optando por postergar as vendas de bovinos para aproveitar a qualidade das pastagens, que se beneficiaram com o alto volume de chuvas das últimas semanas. A conclusão é da Scot Consultoria. 

Fonte: Flavya Pereira/Canal Rural

Os preços dos animais de reposição subiram mais do que a arroba do boi gordo no último ano, o que desfavoreceu as relações de troca. A categoria de reposição que registrou maior valorização no período foi a desmama (6 a arroba), que subiu 28,0%. A cotação do boi gordo aumentou 16,0% no mesmo período. A relação de troca do boi gordo pelo bezerro desmamado está em 2,28, frente a 2,51 em maio do ano passado.

Pressão compradora enfraquece valor da arroba

– Este [postergação das vendas] tem sido um fator altista, tanto para o mercado de reposição quanto para o mercado do boi gordo, ambos pouco ofertados – diz trecho do relatório.

Estabilidade do preço deve permanecer até a entressafra em São Paulo

Os pecuaristas estão indo às compras por conta do desenvolvimento das pastagens de inverno, mas com mais cautela devido a receios em relação ao comportamento dos preços no ato da venda.

No mercado futuro, as cotações subiram nos últimos dias. A expectativa de reabertura do mercado chinês gera expectativa de melhor na demanda.