Rússia reduzirá importação de carnes bovina e suína

Economia do país está fazendo consumidores reverem compras em 2015, diz USDAA importação de carne bovina em 2015 pela Rússia, um dos principais compradores do produto brasileiro, está estimada em cerca de 750 mil toneladas, cerca de 18% menor em relação ao ano passado (919 mil toneladas). O dado faz parte de relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Fonte: Reprodução/Canal Rural

Conforme o documento, fontes da indústria frigorífica russa sugerem que a atual situação econômica do país está fazendo com que os consumidores reavaliem práticas de compra e cada vez mais busquem fontes de proteínas mais baratas, como carne de frango.

O departamento ressalta que já em 2014 a importação russa de carne bovina recuou 11% ante 2013, como resultado das sanções econômicas impostas por alguns países, como Bielo-Rússia, Ucrânia, Austrália e União Europeia. “O comércio externo também teve impacto da volatilidade da taxa de câmbio do rublo, especialmente no fim do ano passado”, informa o USDA. Conforme o departamento, a produção de carne bovina na Rússia deve ficar estável no período, em cerca de 1,37 milhão de toneladas.

O relatório também faz uma avaliação da importação de carne suína pela Rússia. As compras externas do produto devem diminuir 60% este ano, para 200 mil toneladas, em comparação com 515 mil toneladas em 2014. Além do quadro econômico, do câmbio e do embargo de alguns países, o USDA observa que a produção de carne de suíno no país deve ter leve crescimento no período, de 2,510 milhões de toneladas para 2,550 milhões de toneladas.