Diversos

Brasil é referência em preservação ambiental, diz Bolsonaro na ONU

Bolsonaro também usou o discurso para dizer que o Brasil é um país aberto a investimentos e defendeu o 'tratamento precoce' contra covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 21, durante discurso na abertura da 76ª Assembleia-Geral da ONU em Nova York, que o Brasil é referência em preservação ambiental.

“Nenhum país do mundo possui uma legislação ambiental tão completa quanto a nossa”, disse, citando dados sobre queimadas, desmatamento e agricultura.

Ainda no discurso, o presidente cobrou que os países mais ricos se comprometam financeiramente com o combate a mudanças climáticas pagando pela preservação do meio-ambiente via créditos de carbono.

presidente-bolsonaro-onu
Presidente Bolsonaro na ONU. Foto: Reprodução

“Por ocasião da COP-26, buscaremos consenso sobre as regras do mercado de crédito de carbono global. Esperamos que os países industrializados cumpram efetivamente seus compromissos com o financiamento de clima em volumes relevantes”, afirmou.

Investimentos

Bolsonaro também usou o discurso para dizer que o Brasil é um país aberto a investimentos e reforçou lemas de seu governo que são populares junto à sua base mais fiel de eleitores – entre eles o combate à corrupção e ao socialismo e a defesa da existência de um “tratamento precoce” contra a covid-19.

“O Brasil mudou e muito depois que assumimos o governo em janeiro de 2019. Estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção, o Brasil tem presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição, valoriza a família e deve lealdade a seu povo. Isso é muito”, disse.

“É uma sólida base se levarmos em conta que estávamos à beira do socialismo. Nossas estatais davam prejuízos bilionários, hoje são lucrativas. Nossos bancos de desenvolvimento eram usados para financiar obras em países comunistas, sem garantias. Quem honrava compromissos era próprio povo brasileiro. Tudo isso mudou”, acrescentou.

O presidente exaltou as várias concessões de serviços públicos ao setor privado feitas durante a atual administração – em particular a do saneamento e do fornecimento de água no Rio de Janeiro e os leilões para a construção de ferrovias. “Temos tudo o que o investidor procura”.

“Na economia temos um dos melhores desempenhos entre os emergentes. Meu governo recuperou credibilidade externa e hoje se apresenta como um dos melhores destinos para investimentos”, afirmou.

Confira o discurso de Bolsonaro