Diversos

Bolsonaro diz que vai vetar venda de terra para estrangeiros

Presidente disse durante live que, mesmo sem estar totalmente inteirado do projeto, senadores não conseguiram convencê-lo de que ele será benéfico ao Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira, 24, que irá vetar o projeto que prevê a venda de terras para estrangeiros. O PL 2.963 de 2019 foi aprovado na última terça, 15, pelo Senado e permite a compra rurais por pessoas físicas e jurídicas de outros países. O projeto segue para Câmara.

“Por alto, tomei conhecimento do projeto hoje e vou estudar melhor amanhã. Há uma série de limitações: cada país pode comprar um percentual. Qual país você acha que vai comprar aqui se esse projeto for aprovado na Câmara? Acha justo vender terras para estrangeiros? Se começar a vender, nunca mais recuperará essa terra”, disse.

Segundo a análise do presidente, um país poderia, por exemplo, comprar terras de municípios vizinhos e formar grandes propriedades rurais. “Se pegar três municípios que fazem divisa, e se um país comprar 10% em cada desses municípios, teremos uma propriedade do tamanho do Rio de Janeiro. Eles vão fazer o que bem entenderem, pois querem comprar essas terras pois sabem o que tem no subsolo e começam a explorar. Não pode acontecer isso”, continuou.

Bolsonaro falou que conversou com senadores e que, até agora, não se convenceu dos pontos positivos do projeto. “Passou no Senado e alguns senadores falaram que o projeto é bom, mas não me convenceram. Se a Câmara aprovar, tem o meu veto. Aí o Congresso pode derrubar ou não o meu veto. Falta patriotismo. Não podemos permitir que o Brasil seja comprado. Você não vê isso em outros países pelo mundo”, concluiu.