Diversos

'Brasil superou desafios na pecuária, mas ainda precisa evoluir na sustentabilidade'

Segundo Sebastião Guedes, um dos mais renomados médicos veterinários do país, o país precisa reforçar ao mundo a sustentabilidade da pecuária

No Dia Nacional da Pecuária, o Canal Rural convidou dois especialistas para falar sobre as conquistas e os desafios que o setor tem enfrentado no Brasil nos últimos anos. Para Sebastião Guedes, referência na medicina veterinária no país, o avanço no plano de erradicação da febre aftosa foi uma grande vitória.

“Nós conseguimos vencer esse desafio em alguns estados. Havia uma dúvida se nós tínhamos capacidade, mas avançamos. No entanto precisamos de uma defesa sanitária mais adequada. Também é preciso colocar uma consciência de que a sustentabilidade na pecuária está presente na maioria das regiões do país”, ressalta Guedes.

Na avaliação do comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, a pecuária avançou em aspectos importantes nos últimos anos.

“Nós conseguimos avanços importantes em termos de seleção genética, nutrição e sanidade ao longo dos anos. Isso é fundamental para definir a competitividade da produção. A pecuária brasileira é motivo de orgulho não apenas para os pecuaristas, mas como o país como um todo”, destaca.