Cafeicultores aguardam melhores preços e comercialização fica paralisada

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os produtores estão concentrados nas entregas futuras, em detrimento das negociações à vista

Fonte: Maria Anffe/ GcomMT

Apesar dos avanços da colheita de café arábica em todas as regiões brasileiras, a retração de compradores e de vendedores mantém o ritmo de negócios bastante lento. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o clima mais frio tem atrasado o beneficiamento dos grãos, principalmente a secagem, o que limita a oferta do produto no mercado físico.

Além disso, muitos produtores estão concentrados nas entregas futuras, em detrimento das negociações no spot, cenário que também tem travou a comercialização do café arábica. Quanto ao conilon, apesar de a colheita ter se encerrado no Espírito Santo e em Rondônia, a disponibilidade da variedade no mercado também é limitada.

Até o momento muitos produtores estão esperando valorizações mais expressivas do grão para comercializar, limitando-se a negociar apenas quando há necessidade de caixa. Com a retração vendedora e a demanda enfraquecida, os preços da variedade têm oscilado pouco.