Diversos

Calendário de provas do cavalo crioulo é adaptado para integrar a Expointer

Classificatória ao Freio de Ouro, Supercopa do Freio do Proprietário e Morfologia farão parte da programação da feira

cavalo crioulo, freio de ouro
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC-divulgação

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) ajustou a agenda de seletivas previstas para o segundo semestre, em razão da definição das datas da Expointer 2021, comunicada oficialmente pelo governo do Rio Grande do Sul nesta semana. Dessa forma, algumas disputas estarão dentro da programação oficial da feira.

A classificatória aberta ao Freio de Ouro, de 30 de agosto a 5 de setembro; a Supercopa do Freio do Proprietário dias 6 e 7 de setembro; e a final da morfologia de 8 a 12 de setembro, farão parte do evento no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com o vice-presidente de Exposições e Provas Morfológicas da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe, a entidade sempre manteve contato com a Secretaria de Agricultura do estado, compartilhando o seu calendário de provas. Por tal razão, já havia deixado internamente a possibilidade de alteração, no caso da indicação de datas diferentes das previstas para os eventos.

“Entendemos que a Expointer não seria a mesma sem a raça crioula e nem a raça crioula seria a mesma sem estar na Expointer. É uma parceria de anos, portanto mudamos o calendário para que a raça esteja nela”, afirma Suñe.