Diversos

'Fluxo de caminhoneiros na fronteira entre Brasil e Argentina está se normalizando'

Segundo chefe de departamento da Receita Federal em Uruguaiana (RS), até o fim desta terça-feira, o ritmo deve ter sido normalizado

A situação na fronteira de Uruguaiana (RS) e Paso de Los Libres, na Argentina, está se normalizando, informou o auditor-fiscal e chefe da unidade da Receita Federal no município gaúcho, Cláudio Montano. “Fluxo retornando à normalidade. Creio que até o fim da tarde [desta terça] a situação estará quase normal”, diz.

Até esta segunda-feira, 26, cerca de 700 caminhões ainda estavam parados na região da fronteira, segundo Montano.  “Temos 709 caminhões no pátio do Porto de Uruguaiana, sendo que 564 estão liberados e ainda não saíram”, disse, à época.

Caminhoneiros brasileiros haviam fechado a entrada em protesto após o governo da Argentina decidir, de forma unilateral, exigir testes de Covid-19 dos caminhoneiros brasileiros. O impasse foi resolvido no fim de semana após acordo entre representantes dos caminhoneiros e a prefeitura de Uruguaiana.

Chegou-se ao acordo de que, já que os motoristas brasileiros teriam que ser testados para entrar na Argentina, o mesmo aconteceria no sentido contrário.

situação caminhoneiros argentina uruguaiana
Caminhoneiros argentinos aguardando para fazer o teste de Covid-19 na aduana de Uruguaiana. Foto: Cláudio Montano/divulgação

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) defende que os protestos eram “uma questão de saúde pública”, porque existe a possibilidade de motoristas estrangeiros infectados entrarem no Brasil e contribuírem com o aumento de casos no município.

Os exames serão realizados até a próxima sexta-feira, 30, no Terminal Aduaneiro da BR-290. “Isso porque a alteração das exigências argentinas para ingresso no país iniciará em 1º de maio, com a testagem de todos os motoristas antes do ingresso, independentemente de sua nacionalidade”, diz a ABTI.