Venda de açúcar no mercado interno remunera mais que exportação

Segundo Cepea, valorização do dólar torna o produto mais competitivo dentro do mercado brasileiroAs vendas de açúcar no mercado interno têm remunerado o produtor acima da exportação desde o fim de fevereiro, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). A comercialização no spot paulista é mais vantajosa mesmo com a alta de 10% do dólar no período, valorização esta que torna mais competitivo o produto brasileiro negociado internacionalmente. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

Só na semana passada, as vendas de açúcar no spot paulista remuneraram 6,93% mais que as externas. Enquanto a média semanal do indicador de açúcar cristal Cepea/Esalq foi de R$ 50,18/saca, o contrato com vencimento em julho na Bolsa de Nova York equivaleria a R$ 46,93/saca, conforme cálculos do centro de estudos.

– A diferença favorável ao mercado doméstico é justificada pelas fortes quedas nos valores externos. Desde o final de fevereiro, o primeiro vencimento na Bolsa de Nova York caiu 13,5% – explica o Cepea, em boletim.

Essa perda deve-se à perspectiva de ampla oferta global. A projeção da Organização Internacional do Açúcar (OIA), por exemplo, aponta para um superávit de 2,2 milhões de toneladas para a temporada 2014/15, que termina em setembro.