Diversos

Cão de detecção ajuda no combate à mosca-da-carambola em RR

Ministério da Agricultura tem ajudado a fiscalização nas bagagens de passageiros com intuito de evitar o transporte da praga para outros estados

Cadela Frida mosca-da-carambola
Foto: Ministério da Agricultura

Roraima ganhou uma grande aliada nas ações de prevenção à dispersão da mosca-da-carambola. A cadela Frida, integrante da equipe k9 do Centro Nacional de Cães de Detecção do Ministério da Agricultura, foi enviada ao estado. Cães como ela são treinados para detectar produtos vegetais e animais em bagagens, agilizando o trabalho dos fiscais agropecuários.

Desde setembro, após a captura de um exemplar da praga na área urbana de Boa Vista, a pasta tem realizado de forma conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) a fiscalização nas bagagens de passageiros com intuito de evitar o transporte da praga para outros estados.

O trabalho com o cão está sendo realizado no aeroporto de Boa Vista e na rodoviária internacional da capital. Até o momento, já foram identificados frutas, sementes, hortaliças, pescado, produtos lácteos, entre outros.

A mosca-da-carambola é caracterizada como praga quarentenária presente no Brasil, e sua dispersão pode causar grandes prejuízos econômicos. A praga causa danos não apenas na carambola, mas em diversas outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju, pitanga, entre outras.

O Ministério reforça para a população a importância de não transportar frutos e vegetais de áreas com ocorrência da praga que, ao se dispersar, pode gerar inúmeros prejuízos para os agricultores das demais regiões.