Diversos

Carlos Cogo: China se mantém como principal destino das exportações brasileiras

Segundo analista, a soja em grãos foi o principal produto exportado representando 67%

As exportações do agro brasileiro vem atingindo recordes ao longo do ano. Segundo a Consultoria Cogo, o bom resultado dos embarques se deve ao elevado preço médio das commodities.

Para o analista Carlos Cogo, o mês de novembro foi de recorde para as exportações do agro brasileiro, representando U$ 8,4 bilhões, resultado do aumento de 22% dos preços médios. “Desde o mês de março deste ano, vêm sendo quebrados recordes mensais de exportações no agronegócios. Isso significa que, avaliando o volume exportado entre janeiro e novembro, as exportações atingiram recorde também de U$ 110,7 bilhões, crescimento de 18,4%. O agronegócio acabou respondendo por 43,2% de todas as exportações brasileiras do ano”, afirma Cogo.

As exportações foram 20% acima comparadas ao mesmo período. Os principais produtos foram fertilizantes, defensivos agrícolas, trigo e milho. Com as exportações superando as importações, o saldo da balança comercial é de U$ 96,6 bilhões. “O Brasil exporta quase U$ 120 bilhões em produtos do agronegócio, com importações de U$ 16 bilhões, e o saldo fica em U$ 104 bilhões. Consolidamos o Brasil como o maior exportador líquido do mundo neste ano”, complementa Cogo.

China

A China novamente se confirma como o principal destino das exportações do agro brasileiro. Entre janeiro e novembro deste ano, o país asiático importou U$ 38,9 bilhões de produtos, sendo que 67% do total corresponde à venda de soja em grãos. A oleaginosa é a principal responsável pelo crescimento das exportações para o mercado chinês, com US$ 5,3 bilhões a mais que no mesmo período do ano passado.