Diversos

Carne de frango: Arábia Saudita desiste de aplicar 'prazo de validade' para carne congelada importada

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). a medida favorece os exportadores brasileiros e atende um pleito do setor produtivo

As autoridades sanitárias da Arábia Saudita acolheram os argumentos das nações exportadoras, inclusive do Brasil, e de stakeholders locais, e decidiram pela suspensão da implementação da medida que determinava a adoção de um shelf life (prazo de validade) para a carne de frango congelada em três meses. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 16, pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os argumentos do Brasil foram apresentados pelo governo brasileiro com o apoio da ABPA, com base nas normas do Codex Alimentarius e outras normas internacionalmente estabelecidas, que atribuem, entre outras coisas, a determinação do prazo de validade ao produtor.

“A acolhida da decisão restabelece os processos de nossas tratativas com o fundamental mercado da Arábia Saudita sob os critérios que norteiam o comércio internacional de alimentos. É uma notícia importante para os exportadores brasileiros, que tem uma sólida e longa relação com este mercado”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.