Diversos

Cesb 2021: 2 quilos de palhada por metro quadrado pode render muita soja

O produtor Laércio Dalla Vecchia inicia o plantio da soja que concorrerá ao prêmio Cesb de produtividade em 2021. Veja o que ele está fazendo por lá!

A partir de agora o produtor Laércio Dalla Vecchia, de Mangueirinha (PR), que foi campeão Nacional de produtividade da Soja pelo Cesb em 2020, irá compartilhar alguns de seus conhecimentos com os leitores do Projeto Soja Brasil, seguindo justamente um mantra que ele sempre repete a todos: “O conhecimento deve ser compartilhado, assim todos ganham”.

É consenso entre especialistas que uma largada bem feita no plantio da soja é o começo para uma safra produtiva. Lá em Mangueirinha, Laércio já começou faz tempo a preparar a área para receber a soja 2020/2021, que participará do Cesb.

“Estou preparando a área desde o ano passado, após a colheita do milho. Como faço rotação de culturas, ai nesta área abri mão de fazer a safrinha para investir em uma boa palhada. Eu fiz um mix de cobertura com duas variedades de ervilhaca, nabo pé de pato e centeio. Nossa palhada verde pesava 7 quilos por metro quadrado e seca em torno de uns 2 quilos. Ficou uma cama perfeita para deixar o solo ideal para receber a soja”, diz Laércio.

Além de proteger o solo e dar condições diferenciadas para o plantio da soja, a palhada criada por Laércio trouxe outro benefício muito importante, ainda mais em tempos de seca: controlou as plantas daninhas.

“Fiz uma única aplicação de produtos de contato para controlar as invasoras nessa área e mais nada. O meu principal método para controlar as ervas daninhas foi a palha. Foi barato, sustentável e terá muitos usos benéficos para a soja”, ressalta Laércio.

Se engana quem pensa que ele faz um preparo todo diferente para essa área. Na verdade, ele tem o mesmo cuidado com todos os seus hectares. O plantio começou no dia 3 de outubro, com a semente tratada industrialmente e o inoculante sendo aplicado no sulco.

“Como já recebi as sementes tratadas da cooperativa, apliquei os inoculantes e bacilos no sulco. Como ali não vem os produtos químicos usados, a indicação é aplicar o inoculante no sulco mesmo”, diz ele. “A cultivar escolhida é uma que já se adapta bem na minha região. Ela tem ciclo curto e será colhida lá por fevereiro.”

 

Leia mais notícias sobre soja