Diversos

China pode sofrer com novas tarifas se acordo com EUA não sair

Às vesperas de uma nova rodada de negociação, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que Trump acredita que está em uma posição favorável

Donald Trump, EUA, Estados Unidos, guerra comercial
Foto: Shealah Craighead/ White House

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, disse que o país pode aplicar novas taxas aos produtos da China, caso os dois lados não cheguem a um acordo comercial, e que as discussões continuam sobre um mecanismo para forçar o cumprimento do acordo.

“Podemos aplicar novas tarifas se não alcançarmos um acordo comercial”, disse Pence, em entrevista. Ele acrescentou que os Estados Unidos colocaram em vigor taxas a US$ 200 bilhões em bens importados da China e que o presidente Donald Trump acredita que o país está em uma posição favorável nas negociações.

“A maneira na qual as tarifas poderiam sair é como parte de um mecanismo de cumprimento, que faz parte das negociações neste momento”, acrescentou.

Representantes da China vão a Washington

Uma nova rodada de negociações entre representantes do alto escalão dos governos dos Estados Unidos e da China está marcada para acontecer em solo americano a partir da quarta-feira, dia 8. Isso porque o vice-premiê chinês Liu He vai à Washington e, segundo Pence, Trump está esperançoso sobre o resultado das negociações.

Nova call to action

Ele reiterou que Trump tem uma boa relação com o presidente da China, Xi Jinping, e que as coisas precisam mudar em questões estruturais, bem como sobre comércio. Outras questões, como transferência forçada de tecnologia e propriedade intelectual, também fazem parte das conversas. “Queremos uma relação melhor, mais honesta e mais nivelada com a China”.